quarta-feira, 1 de julho de 2020

III Seminário de Interdisciplinaridade PDTSA-UNIFESSPA

 
  Dia 19 de maio de 2020 foi dado início ao III Seminário de Incorporação da Interdisciplinaridade do PDTSA / UNIFESSPA, com uma mesa redonda realizada pelos professores Iran, Célia e Tiese.
    PDTSA é o Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, com sede em Marabá
   A Professora Doutora Célia fala que o surgimento do programa interdisciplinar tem como um dos motivos a ainda pouca quantidade de doutores formados em cada área dos diversos campos de estudo na UNIFESSPA, sendo portanto necessário juntar os doutores das Ciências Sociais (que já é multidisciplinar), da História, da Educação e das Ciências Agrárias, para possibilitar a construção de um programa de pós-graduação.
  Fala do desafio que é trabalhar a interdisciplinaridade. Desafio este, não só para os estudantes do programa, mas também para os professores, pois cada professor vem de uma formação específica. Há portanto a necessidade de uma intercompreensão e o cuidado com a sobreposição de presupostos teóricos.
   Alerta ainda para o cuidado que se deve ter na constução da pesquisa e utilização de autores, no sentido de utilizá-los como referências coerentes com um sistema teórico que deve dar sustentação às pesquisas e desenvolvimento teórico das dissertações, sendo o ecletismo desavisado (que ocorre em alguns casos) um equívoco a ser superado pelos estudantes sob a orientação dos professores do programa.
   O Programa é promissor, já está com 9 anos, e esperamos que logo esteja apto a oferecer doutorado. A região Sul e Sudeste do Pará, haja visto a grande quantidade e diversidade de conflitos agrários e atuação de movimentos sociais, é um laboratório aberto para o campo de estudo das Ciências Humanas, proporcionando oportunidade para o ensino, para a pesquisa e projetos de extensão universitária, que certamente contribui e contribuirá para uma auto-reflexão acerca de questões da Amazônia, no sentido de apontar caminhos e mobilizar caminhadas.

Vamos acompanhar o debate: