sexta-feira, 27 de janeiro de 2023

Reflexão: História Digital

     Aqui você lerá um texto que produzi na disciplina de História digital no curso de Doutorado PPHIST/UFPA 2022.













segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Lançamento do meu livro sobre o Rio Capim

       Fiquei imensamente grato e feliz com a participação dos meus amigos e amigas, companheiros e companheiras no lançamento do meu segundo livro que trata das comunidades ribeirinhas do Rio Capim.

                                       

       Inicialmente dei algumas entrevistas, recepcionei os convidados, fiz dedicatórias e posamos para fotografias . 
      Em seguida compuseram a mesa junto comigo: Robson Santiago, Presidente do Poder Legislativo; Jean Bobsien, Secretário de Finanças; e Aroldo Carneiro, Presidente da Imprensa Oficial do Estado.
Após a fala de cada um e de uma breve exposição do livro, a palavra foi aberta e vários professores e comunitários fizeram questão de comentar sobre a importância do livro e me incentivar para que eu continue pesquisando, refletindo, escrevendo e publicando sobre as lutas do nosso povo na Amazônia.

Jean, Aroldo, eu e Robson

Vitória, eu e Aroldo


Júnior Paixão, Pedagogo e Professor de Geografia

Alexandre Alves, Historiador e doutorando UFPA

Aroldo Carneiro, Pedagogo e Historiador

Claudecy Amaral, Coordenadora Pedagógica

Heron, Historiador e doutorando em Educação

Jean Bobsiem, Contador e ex-vereador

Fátima Santos, Professora de Língua Portuguesa

Railton da Silva, contador e vereador em Ipixuna

Robson Santiago, Presidente do Poder Legislativo

Everton Teton, Comunicador e ex-sec. de Cultura

Ubaldo Pontes de Almeida, ex-vereador, meu pai

Vitória Santos, Diretora da Editora da IOEPA

Zilda Carmo de Almeida, Pedagoga, minha mãe

Claudecy amaral

Profª. Fátima Santos

Prof. Heron

Profª. Iris Nara

Josi e Jean

Railton da Silva

Profª Irismar Freire e Alexandre

Teton e Prof. Paulo Sereno

Ubaldo Pontes de Almeida, meu pai

Profª. Vilma Carmo, minha irmã 

Zilda Carmo de Almeida, minha mãe


quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Wania Alexandrino: Uma pesquisadora que inspira.

     Dia 14 de dezembro de 2022 tive o prazer de conhecer Wania Alexandrino. Anteriormente havia tomado conhecimento de que ela havia ganhado o Prêmio Capes de melhor tese de doutorado do Brasil em História, do ano de 2020.

    De cara, fiquei muito feliz e curioso em conhecer a sua obra e ela própria. Finalmente tive a oportunidade de encontrar esta maravilhosa cametaense no lançamento da Coleção Florestas, que publicou o livro resultado de sua tese.

    Já havia lido um pouco do seu livro, resultado da dissertação: uma pesquisa bem delimitada, organizada, rica em fontes precisas e uma escrita necessariamente límpida.  E lendo o prefácio deste último livro lançado, vi que desde a graduação ela já  demonstrava empenho e uma capacidade acima da média.

       Tenho muitas leituras para fazer, mas esta é prioritária e certamente ajudará no meu preparo para a escrita de minha tese sobre conflito agrário que desenvolvo no PPHIST/UFPA.

        Wania Alexandrino, uma pesquisadora ribeirinha que surge do interior da Amazônia, é uma grande inspiração para nós pesquisadores também amazônidas, também do interior. Uma inspiração, um orgulho e uma referência... acadêmica e política... por seu árduo trabalho e pelo o que sua trajetória representa.

Wania e eu no CasaNaMata, 14.12.2022

Leia: Matéria do G1 sobre Wania Alexandrino

  

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Livro: Mineração e deslocamento dos ribeirinhos n Rio Capim

 Click no link abaixo e tenha o livro gratuitamente.

Mineração e deslocamento dos ribeirinhos no Rio Capim

Este livro é fruto da pesquisa que desenvolvi como dissertação de mestrado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA, concluído no ano de 2014. Fiz algumas adaptações e acrescentei novos trechos no intuito de contextualizar melhor o objeto de pesquisa. Mineração e Deslocamento dos Ribeirinhos no Rio Capim é um trabalho que, além de colaborar para a compreensão e discussão dos conflitos sociais na Amazônia, poderá servir como base para novas e aprofundadas pesquisas, no futuro, sobre o processo de exploração mineral na região e as diversas e consequentes transformações que ocorreram e virão ocorrer neste lugar, afetando o meio ambiente, a cultura, a economia e a autonomia das comunidades ribeirinhas sobre este território.

Este é meu segundo livro publicado pela editora da Imprensa Oficial do Oficial do Estado. O primeiro foi A colônia união e a luta pela terra na rodovia Belém-Brasília: O sindicato, a igreja e atores políticos. 
O lançamento do segundo livro está prestes a acontecer e será transmitida ao vivo pelo Facebook.
A comunidade já está mobilizada para comparecer e estou entusiasmado para partilhar o resultado desta importante pesquisa com os professores, estudantes e com todos os comunitários que se interessam pela história e vivências de nosso povo.

Leia outras matérias sobre meus livros, clicando nos links abaixo