sábado, 27 de junho de 2020

Conexão Brasil-Canadá: Educação e trajetória (live 26.06.2020)

   Tivemos a oportunidade de fazermos um bate papo ao vivo com o Engº Mecânico Emanuel Bruno, que nasceu e se criou na cidade Ipixuna do Pará, filho de família simples e querida da comunidade.      
  Cursou a educação básica toda em escola pública. A partir de 2005 fez o cursinho de um projeto do poder público local, simultaneamente ao ensino médio. Cursou Engenharia Mecânica na UFPA, fez intercâmbio no Canadá, pelo programa Ciências sem Fronteiras, cursou Mestrado na Universidade de Waterloo e logo em seguida foi contratado por uma importante empresa de soldagens com sede no Canadá. Iniciou seu curso na UFPA em 2009 e foi contratado pela empresa, já com o Mestrado, em 2016. 
  Já participou de congressos acadêmicos em Tókio e Xangai apresentando seus trabalhos de pesquisa e na empresa já desemvolveu pojetos de construção na Coréia do Sul e em outros países.
  Outros amigos e amigas do Bruno que fizeram cursinho também tiveram êxito como Engenheiros Ambientais, Geólogos, Enfermeiros e Professores, e isto dá um imenso orgulho para nossa comunidade e para todos os que se identificam com as classes populares.
  Bruno tem um forte sentimento de pertencimento ao seu lugar. Nunca esquece de ressaltar a importância de seus pais, seus profesores e sua comunidade para a concretização de seus projetos e sonhos.
  Ressalta ainda Bruno que as pessoas que o ajudaram na sua trajetória não tem como ser ajudadas por ele, por isso ele procura retribuir ajudando outros jovens estudantes que precisam de apoio.
  Em breve estaremos todos nós confraternizando quando ele vier mais uma vez nos visitar. Como de costume, momentos festivos regados à conversas, cerveja, música e muita alegria.

segunda-feira, 15 de junho de 2020

Reflexões sobre o racismo no Brasil (Live 15.06.2020)

   Dia 15 de junho de 2020 participei da live Reflexões sobre o racismo no Brasil: Desconstruindo o mito da democracia racial.
   Participaram também José Júnior Paixão, Pedagogo e Pofessor de Geografia e Everton Teton, um maravilhoso comunicador que tem uma excelente audiência na internet. 
  Acompanharam ao vivo pelo facebook mais de 700 pessoas e foram realizados mais de 100 comentários dos internautas que participaram com importantes perguntas, colocações e palavras de incentivo.
   Este debate é uma forma de empoderamento das classes populares. Empoderamento este no campo da política e das mídias sociais, simultaneamente. Já que não temos espaço na grande mídia, façamos então o nosso espaço na internet.
   No meio de tanto ódio e ignorância postado na internet, tivemos a oportunidade de semear coisas boas como: conhecimento, solidariedade e esperança de vivermos em uma sociedade mais justa. E isso só será possível se agirmos cotidianamente na escola, no sindicato, nas igrejas, nas ruas e nas mídias sociais.

Acompanhe o debate...


segunda-feira, 1 de junho de 2020

Bispo Dom Manoel Filho

    Tive a felicidade de conhecer e construir prazerosa amizade com o Padre Manoel Filho na oportunidade em que fizemos juntos o curso de Ciências Sociais na cidade de Rondon do Pará, no período de 2004 à 2008. O curso foi realizado na modalidade intervalar, ou seja, estudávamos de forma intensiva no período das férias escolares.
    Em 19 de Dezembro de 2018 Manoel de Oliveira Filho Soares foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo de Palmeira dos Índios, Estado de Alagoas, portanto passando agora a ser chamado Dom Manoel Filho.
    Tive a imensa satisfação de receber seu convite e participar da cerimônia de ordenação ocorrida em Bragança no dia 24 de Fevereiro de 2019. Foi um momento maravilhoso: o coral, a orquestra e uma multidão de várias comunidades por onde o querido padre passou. Com sua simplicidade e carisma, Dom Manoel prendeu a atenção de todos... nos seus humildes gestos durante a cerimônia e no seu discurso, quando falou que não acreditou quando recebeu a notícia de sua nomeação. Aparentemente não se considerava à altura de tamanho desafio, assim como o profeta Moisés também não se achou quando chamado por Deus.
Ordenação de Dom Manoel Filho. Bragança 24 de fev. de 2019
   Dom Manoel Filho nasceu e se criou nas comunidades rurais da Cidade de São Domingos do Capim. Em entrevista ao site cnbbn2.com.br Dom Manoel Filho afirmou:
   Sou filho de agricultor e me considero agricultor também. Até hoje, por onde eu passo eu planto e colho. Trabalhei com meu pai na roça até o momento de entrar para o Seminário em 1983. (...) Nós não tínhamos Igreja perto de nós. Ouvíamos a Missa pelo Rádio desde o início da década de 80. Mas a fé foi cultivada ali, em nossa família. Depois surgiram as comunidades, aí me envolvi na Igreja. Eu era o único menino da minha comunidade que sabia ler, cheguei uma vez pro culto dominical e alguém me deu o boletim da Missa e disse: ‘toma, hoje você vai ler essa leitura aqui’. Então me envolvi no trabalho das comunidades e me animei tanto que em 1983 a Irmã Raimunda Dorilene me convidou para ir pro Seminário e eu aceitei. Fui e descobri minha vocação!
 
Ordenação de Dom Manoel Filho. Bragança 24 de fev. de 2019
 
  Papa Francisco dá um maravilhoso presente à comunidade católica e à sociedade de forma geral, haja visto o prestígio e a influência desta igreja. Dom Manoel Filho é um homem constituído nas comunidades da Amazônia. Conhece as dificuldades e as alegrias do povo, seja pela sua origem, seja pela atuação nas paróquias. Além de ter a formação do seminário em Filosofia e Teologia, Cursou também Ciência da Religião, e se tornou Sociólogo pela UFPA, fazendo também pósgraduação na mesma instituição.
  Como ele mesmo se definiu, é um agricultor. Se identifica com o trabalho na terra, com as comunidades rurais e com as causas sociais. Tem vivência com as comunidades, tem conhecimento acadêmico, sensibilidade para com as causas do povo e um humor maravilhoso que cativa todos ao seu redor.
Ordenação de Dom Manoel Filho. Bragança 24 de fev. de 2019
    Tive a felicidade de ver que Dom Manoel Filho se interessou em ler meu livro. Em 31 de março ele fez um comentário no meu blog, me parabenizando e me informando que já havia baixado o livro e que iria ler.