sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Docência na Pós-graduação, EGPA

 


         Nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2024 tive a honra de ministrar aulas na prestigiada Escola de Governo do Estado do Pará, no curso de Gestão Pública - com ênfase em Políticas Públicas de Governança.

            A disciplina trabalhada foi Metodologia Científica I. Iniciamos discutindo:

            - De onde parte a ciência e onde ela quer chegar.

            - Qual a importância da publicação e da citação.

            - Qual a macroestrutura de um artigo.

            - O que escrever em cada seção.

            - Linguagem do artigo científico; e

            - Como escolher um tema.

          Em seguida mostrei e ensinei como aplicar as principais regras e técnicas da ABNT.

          Finalizamos a jornada com a apresentação, estudante por estudante, abordando os seguintes pontos:

            - Qual seu objeto de estudo?

            - Qual será o título de seu artigo?

            - Quais serão as questões norteadoras (ou objetivos) de sua pesquisa?

            - Qual seu tipo de pesquisa e quais serão as suas fontes?

          As apresentações foram maravilhosas. Provoquei ao máximo para ajudar a apontar caminhos, dei sugestões e fizemos uma produtiva troca de conhecimento e de vivências acadêmicas e de trabalho.

          Os estudantes eram todos servidores da SEMAS e do IDEFLOR. Além de graduados, muitos eram especialistas e alguns já tinham até mestrado e doutorado. Enfim... foi uma experiência única, da qual me sinto orgulhoso e motivado a continuar trilhando no ensino e na pesquisa. Um ensino e uma pesquisa que se faz com aplicabilidade, produzindo resultados práticos para nossa vida em sociedade.

sexta-feira, 21 de junho de 2024

Quatro biografias, ebook, LPG, 2024

 Baixe meu ebook Quatro biografias, uma trajetória - da luta agrária à construção política, que foi premiado por meio do edital da Lei Paulo Gustavo 2023.

Clique neste link e baixe gratuitamente o ebook



sexta-feira, 15 de março de 2024

Rio Capim: Pesquisa e colaboração

         No dia 13 de março de 2024 recebi, em Ipixuna do Pará, a visita do pesquisador holandês Simon Lobach. Seu tema é a exploração mineral do alumínio, na área da História Ambiental. Simon fez o seu doutorado sanduwiche na UFPA e agora retornou ao Brasil para desenvolver pesquisa de campo de seu pós-doutorado pelo Institut de Hautes Études Internationales et du Développment, da Suíça.

         Em suas pesquisas em busca de referências bibliográficas se deparou com o meu livro Mineração e deslocamento dos ribeirinhos no Rio Capim: Resignação, resistência e repertórios de luta, que é fruto da minha pesquisa de mestrado que concluí em 2014, e que incrementei e adaptei para publicação no final de 2022, pela Editora Pública Dalcídio Jurandir.

        Recebi Simon e sua amiga professora Regina na Escola Estadual de Ensino Médio Irmã Agnes Vincquier, meu local de trabalho. Fui entrevistado por Simon, tivemos um excelente diálogo e fizemos planos de parcerias para futuros projetos acadêmicos.


  

sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Banca de TCC, UEPA, Gestão Democrática e Participativa

     Dia 02 de fevereiro de 2024 participei, com alegria, como avaliador, da banca de TCC de Melina Rodrigues com o título: 

A GESTÃO EDUCACIONAL PARTICIPATIVA E SEUS REFLEXOS NO TRABALHO DOCENTE: uma análise acerca dos relatos de experiência de docentes.

      Mais um excelente trabalho de pesquisa orientado pelo competente e dedicado prof. Mailson Lima Nasaré. Bem escrito, bem estruturado, bem delimitado e bem discutido. Que venham outras bancas! Que se formem tantos outros jovens talentosos, dedicados e dispostos à contribuir fortemente com nosso sistema educacional brasileiro.

         


sexta-feira, 26 de janeiro de 2024

Banca de TCC, UEPA, Educação no Campo

      Dia 26 de janeiro de 2024 tive a prazerosa oportunidade de participar de minha segunda banca de TCC como avaliador na UEPA. O trabalho que envolve letramento, educação no campo e multisseriado, foi desenvolvido e apresentado pelas valorosas e jovens concluintes do curso de Pedagogia, Glenda e Jéssica.

      Minhas observações foram:

      - TCC bem escrito.

      - Bem estruturado (com boa divisão de capítulos)

      - Com ideias claras e bem estruturadas.

       Escolheram um excelente tema com três pontos fundamentais:

      - Educação no Campo / Quilombola.

      - Leitura e escrita.

      - Multisseriado

       Depois de avaliar o resultado do trabalho e oferecer algumas sugestões, dei uma palavra de incentivo para que continuassem sua pesquisa na pós-graduação aprofundando e problematizando mais as questões.

     Parabenizei pela dedicação delas e do orientador, Prof. Mestre Mailson Lima, bem como demonstrei minha felicidade de ver o quanto a universidade pública está formando excelentes profissionais que contribuirão fortemente para a educação de nosso país.