Nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2024 tive a honra de ministrar aulas na prestigiada Escola de Governo do Estado do Pará, no curso de Gestão Pública - com ênfase em Políticas Públicas de Governança.
A disciplina trabalhada foi Metodologia Científica I. Iniciamos discutindo:
- De onde parte a ciência e onde ela quer chegar.
- Qual a importância da publicação e da citação.
- Qual a macroestrutura de um artigo.
- O que escrever em cada seção.
- Linguagem do artigo científico; e
- Como escolher um tema.
Em seguida mostrei e ensinei como aplicar as principais regras e técnicas da ABNT.
Finalizamos a jornada com a apresentação, estudante por estudante, abordando os seguintes pontos:
- Qual seu objeto de estudo?
- Qual será o título de seu artigo?
- Quais serão as questões norteadoras (ou objetivos) de sua pesquisa?
- Qual seu tipo de pesquisa e quais serão as suas fontes?
As apresentações foram maravilhosas. Provoquei ao máximo para ajudar a apontar caminhos, dei sugestões e fizemos uma produtiva troca de conhecimento e de vivências acadêmicas e de trabalho.
Os estudantes eram todos servidores da SEMAS e do IDEFLOR. Além de graduados, muitos eram especialistas e alguns já tinham até mestrado e doutorado. Enfim... foi uma experiência única, da qual me sinto orgulhoso e motivado a continuar trilhando no ensino e na pesquisa. Um ensino e uma pesquisa que se faz com aplicabilidade, produzindo resultados práticos para nossa vida em sociedade.




