Sempre quando penso no meu pai, penso em alegria. É impossível nos encontrarmos sem estremecer o ambiente com gostosas gargalhadas que aprendi com ele. São piadas, "causos" e histórias engraçadas. Também conversamos muito sobre política, fé e esperança de se viver em um mundo mais fraterno e justo.
Fraternidade, indignação diante da injustiça, fé, esperança e proatividade... estas coisas aprendi com minha mãe, meu pai e com minhas irmãs. Meus pais que sempre faziam cursos de formação no IPAR (Instituto de Pastoral Regional) junto com os companheiros de luta de toda a Belém-Brasília com o apoio do Padre Mosconi. E aprendemos muito da cristandade no acolhimento e na convivência das Irmãs do Imaculado Coração de Maria: Malathi, Agnes e Cris.
Meu pai trabalhava na roça com seus pais na comunidade Palheta em são Domingos do Capim. Casou com a professora da comunidade, minha mãe.
Nesta década de 1970 foram morar na vila do KM 88 da Rodovia Belém-Brasília. Minha mãe atuava como professora e meu pai como auxiliar de saúde no hospital. Dedicavam-se à comunidade na participação da igreja católica e no sindicato dos trabalhadores rurais.
Na igreja dirigiam celebrações e trabalhavam para o fortalecimento e crescimento de uma igreja fraterna. No sindicato meu pai atuou como delegado sindical e se envolveu na luta pela conquista da terra Colônia União.
Em 1982, ano da mudança para a vila Ipixuna e do meu nascimento, as comunidades elegem Ubaldo Pontes de Almeida como vereador de São Domingos do Capim. Atuante, contribuiu muito para as comunidades, especialmente na educação e na luta pela terra.
Em outubro de 1983, o executor do INCRA de Tomé-Açu, Edgar Campos de Oliveira, enviou uma carta ao presidente da câmara de vereadores de São Domingos do Capim, acusando os padres e dirigentes católicos de incentivar os colonos a praticar violência na região em meio ao conflito de terra.
Diz a carta:
(…) que o interior de vosso município está tomado por grupos religiosos inescrupulosos, através de comunidades católicas mal orientadas por vigários de várias paróquias pertinentes a prelazia de Bragança,que bagunçam as mentes dos colonos, agitando-os de forma prejudicial ao bom andamento dos serviços do INCRA, que busca regularizar terras em defesa do desenvolvimento nacional, estadual e municipal. O que estamos sentindo é que a igreja despreparou-se, de maneira tal que (…) procura carrear adeptos, através de ataques sem direção às autoridades,leis,etc,tentando convencê-los a praticar atos violentos(…). Queremos salientar que temos sido incansáveis, buscando esclarecer e acalmar todos os contagiados por esta doença da ação desses grupos; (…) e com isso ganhando conceito e confiança em geral dos colonos (…) aos quais temos nos aproximado constantemente, resolvendo todos os problemas que são criados pelos advogados e líderes religiosos.
Estamos prontos para lutar contra as mentiras e desonestidades daqueles mensageiros satânicos que buscam deturpar as boas ideias e a lei; daqueles que pregam a mentira, procurando buscar apoio político para as próximas jornadas; daqueles que querem trazer ideias e cópias de países que não coadunam com a filosofia brasileira; daqueles que ao invés de progresso, trazendo atraso e conflitos.
Podemos observar que o executor do INCRA utiliza uma linguagem dura para se referir à atuação da igreja católica, advogados e políticos de esquerda, nas comunidades rurais.Uma abordagem ríspida e direta, com um discurso dentro da tradição da política da direita, do governo ditatorial militar. Porém não ficou sem resposta. O vereador Ubaldo Pontes de Almeida, rapidamente envia ao INCRA de Tomé Açu a sua resposta, defendendo a igreja, as comunidades e a legitimidade da luta por terras e outros direitos.
Ubaldo responde:
Ao tomar conhecimento da carta (…) a qual tece críticas ofensivas às comunidades católicas e aos senhores vigários da diocese de Bragança, bem como à igreja e sua ação pastoral junto aos oprimidos (…) resolvi na qualidade, primeiro, de membro efetivo desta mesma igreja (…), depois como vereador eleito por esta comunidade e também como líder comunitário, repudiar todas as acusações, tendo em vista a seriedade dos trabalhos da igreja, através de suas comunidades de base, de seus vigários e líderes, em conscientizar o homem, especialmente o homem pobre, acerca de seus direitos fundamentais de propriedade, e ajudá -lo a conquistar para si e para os seus.
O INCRA até hoje só defende os latifundiários, os fazendeiros e o poder político implantado desde 1964 no país. A igreja sabe que a terra é dom de Deus (Gen. 12,7). Por estas causas, defendo os pobres e oprimidos. A igreja tem hoje dois padres e 13 posseiros presos e condenados injustamente, porque estavam a frente do projeto de Deus, na luta pelos direitos que o homem tem de nascer, viver e habitar a terra, e tirar dela o seu sustento.
É por essa coragem de lutar e pela dedicação ao próximo e à comunidade que nós filho e filhas temos orgulho orgulho do pai que temos.
Ubaldo ajudou sua família na roça, trabalhou na saúde, se dedicou à igreja, aderiu e vivenciou a teologia da libertação, atuou no sindicato, foi vereador. Foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores em Ipixuna, foi corajosamente candidato à Prefeito de São Domingos do Capim em 1988, contribuiu para a emancipação de Ipixuna do Pará, ajudou o grupo do sindicato à ganhar às primeiras eleições em 1992. Neste primeiro governo foi Secretário de Administração e Secretário de Saúde.
Hoje meu pai é aposentado e nos últimos anos, com um grande incentivo da minha irmã Silvia, ele concluiu o curso de Técnico em Enfermagem pelo Pronatec.
Pai com o senhor aprendi que não devemos agredir a mulher, que temos que lutar contra o racismo, que temos que ter coragem e dedicação para lutar a favor de causas justas e que temos que viver com alegria, com gratidão e com esperança.
Lhe amamos!
Feliz dia dos pais!


Excelente texto, amigo. Parabéns.
ResponderExcluirVlw!
ResponderExcluirParabéns pela homenagem escrita ao nosso Pai! Esse texto retrata o homem de luta que junto com minha mãe nos deram o que tinham de melhor: bons ensinamentos com base na fé em Deus e seguindo as orientações da igreja católica. Feliz Dia dos Pais a você também meu irmão!!!
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirParabéns! Linda homenagem. É importante reviver esses momentos que ajudaram a nos construir como Pessoa, Mãe, filha , irmã e profissional. Meu irmão é e será um grande orgulho para mim.parabéns pra vc Marcos feliz dia dos pais.
ResponderExcluirNossa, que homenagem linda! Fiquei emocionada e ao mesmo tempo orgulhosa desse ilustre personagem da região! Maravilhoso mesmo!!! Obrigada por compartilhar conosco tamanha beleza historiográfica!
ResponderExcluirQue bom que gostaram!
ResponderExcluirVamos compartilhar...