sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Docência na Pós-graduação, EGPA

 


         Nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2024 tive a honra de ministrar aulas na prestigiada Escola de Governo do Estado do Pará, no curso de Gestão Pública - com ênfase em Políticas Públicas de Governança.

            A disciplina trabalhada foi Metodologia Científica I. Iniciamos discutindo:

            - De onde parte a ciência e onde ela quer chegar.

            - Qual a importância da publicação e da citação.

            - Qual a macroestrutura de um artigo.

            - O que escrever em cada seção.

            - Linguagem do artigo científico; e

            - Como escolher um tema.

          Em seguida mostrei e ensinei como aplicar as principais regras e técnicas da ABNT.

          Finalizamos a jornada com a apresentação, estudante por estudante, abordando os seguintes pontos:

            - Qual seu objeto de estudo?

            - Qual será o título de seu artigo?

            - Quais serão as questões norteadoras (ou objetivos) de sua pesquisa?

            - Qual seu tipo de pesquisa e quais serão as suas fontes?

          As apresentações foram maravilhosas. Provoquei ao máximo para ajudar a apontar caminhos, dei sugestões e fizemos uma produtiva troca de conhecimento e de vivências acadêmicas e de trabalho.

          Os estudantes eram todos servidores da SEMAS e do IDEFLOR. Além de graduados, muitos eram especialistas e alguns já tinham até mestrado e doutorado. Enfim... foi uma experiência única, da qual me sinto orgulhoso e motivado a continuar trilhando no ensino e na pesquisa. Um ensino e uma pesquisa que se faz com aplicabilidade, produzindo resultados práticos para nossa vida em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário