Minha mãe, Zilda Carmo de Almeida, é a grande referência para nós filho e filhas. Nascemos e crescemos juntos naquelas décadas maravilhosas de setenta, oitenta e noventa. Com simplicidade, dificuldades, mas também e principalmente, com muitas alegrias.
Nossa mãe sempre cuidou de todos nós. Nos sustentou, defendeu, ensinou, corrigiu... nos encaminhou. Ela professora, nos fez, pelo exemplo, também todos professores. E ainda hoje sempre nos acompanha, nos defende e nos incentiva.
Saí de casa aos 25 anos...e é nesse momento que passamos a sentir saudades. Sempre quando visito minha mãe, sei que vou sorrir muito das suas histórias hilárias e de seu jeito engraçado de falar. Também pergunto muito sobre as coisas do passado, de sua história de vida.
Zilda é filha de Maria Pena de Araújo Carmo e João Damasceno do Carmo, sendo irmã de Isaac, Nelsonita, Celes e Ester. Lembra sempre que seu pai não media esforços para encamilhá-los à educação formal, sempre procurando matriculá-los e levá-los de canoa até a escola nas comunidades de Bujarú e de São Domingos do Capim.
Zilda fez o Primário de 1961 à 1966 e o Ginásio de 1970 à 1973. Iniciou sua carreira como Professora do Estado em 1969 na comunidade Foz do Palheta, em São Domingos do Capim. Cursou Magistério de 1980 à 1982 no IEP- Instituto Educacional do Pará, em Belém. Estudava de janeiro à abril de cada ano, e retornava para o exercício da docência, neste período já na comunidade do Km 88 às márgens da Belém-Brasília.
![]() |
| Zilda, 1972 |
Em 1985 fez, também pelo IEP, o curso de Estudos Adicionais em Letras. De 1984 à 1988 foi Diretora da Escola Adélia Carvalho Sodrré em Ipixuna, àquela época Distrito de São Domingos do Capim.
De 1997 à 2002 foi Secretária Municipal de Assistência Social. Em 2001 colaborou para a criação do Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente, sendo a Presidente e ajudando a organizar a 1ª eleição e instalação do Conselho Tutelar na cidade de Ipixuna do Pará.
No final da década de 1990 criou, juntamente com seu sobrinho Paulo Roberto do Carmo Braga, a letra e a música do Hino do Município de Ipixuna do Pará, na ocasião de um concurso que foi promovido pelo Departamento Municipal de Cultura.
Em 2004, já aposentada, concluiu o curso de Pedagogia, pela Universidade Vale do Acaraú. Do início de 2006 ao final de 2009 foi Diretora da Escola Antônio Marques e em 2007 concluiu Pósgraduação em Gestão, Orientação e Supervisão Educacional pela Faculdade FIBRA.
Muito me orgulho em saber e ver que meus pais trilharam, e têm como referência, a Teologia da Libertação. Em 1983 meu pai, minha mãe, junto com outros comunitários de Ipixuna fizeram cursos de formação no IPAR - Instituto de Pastoral Regional. Minha mãe sempre recorda de como era profundo e verdadeiramente libertador o estudo. Participavam várias pessoas dos sindicatos rurais e comunidades católicas que cantavam entusiasmados músicas que falavam dos direitos do povo, de luta e de libertação na caminhada cristã.
Há uma lembrança, uma vivência e um aprendizado que minha mãe nunca esquece, que foi a convivência com as Irmãs do Imaculado Coração de Maria - IMC. Eram Irmã Mírian, Cris e Agnes, missionárias belgas e Irmã Malatí, missionária da Índia. Chegaram na comunidade de Ipixuna no início dos anos de 1980, permanecendo até o final da década.
As Irmãs trabalhavam também nesta linha de um Cristianismo renovado. "Nos transmitiam a Palavra de Deus com seus simples jeito de ser, com verdadeiro sentido de viver a fraternidade, a partilha e a justiça", se lembra com grande sentimento, Zilda, minha mãe.
A cada família que chegava na comunidade, as irmãs convidavam os dirigentes católicos para visitarem e receberem a nova família. Estavam sempre convivendo junto ao povo, enfrentando e superando as dificuldades, confraternizando e vivendo com alegria a vida cristã.
Depois que as irmãs partiram para outras missões, sempre mantivemos o contato por correspondência. A irmã Malati está no Rio de janeiro e já retornou para visitar a comunidade algumas vezes.
Minha mãe continua firme e forte na igreja. Em 2007 fez um Curso de Formação Teológica para Agentes Pastorais.
Só posso dizer que tenho orgulho de ser filho de quem sou... uma mulher que só faz ficar mais linda a cada dia que passa... uma mulher sábia, batalhadora, vencedora, alegre e que construiu e constrói uma tragetória de vida incrível e inspiradora.
Feliz dias das mães!
Nós filhos e netos te amamos!
Feliz dias das mães!
Nós filhos e netos te amamos!








Nenhum comentário:
Postar um comentário