sábado, 27 de junho de 2020

Conexão Brasil-Canadá: Educação e trajetória (live 26.06.2020)

   Tivemos a oportunidade de fazermos um bate papo ao vivo com o Engº Mecânico Emanuel Bruno, que nasceu e se criou na cidade Ipixuna do Pará, filho de família simples e querida da comunidade.      
  Cursou a educação básica toda em escola pública. A partir de 2005 fez o cursinho de um projeto do poder público local, simultaneamente ao ensino médio. Cursou Engenharia Mecânica na UFPA, fez intercâmbio no Canadá, pelo programa Ciências sem Fronteiras, cursou Mestrado na Universidade de Waterloo e logo em seguida foi contratado por uma importante empresa de soldagens com sede no Canadá. Iniciou seu curso na UFPA em 2009 e foi contratado pela empresa, já com o Mestrado, em 2016. 
  Já participou de congressos acadêmicos em Tókio e Xangai apresentando seus trabalhos de pesquisa e na empresa já desemvolveu pojetos de construção na Coréia do Sul e em outros países.
  Outros amigos e amigas do Bruno que fizeram cursinho também tiveram êxito como Engenheiros Ambientais, Geólogos, Enfermeiros e Professores, e isto dá um imenso orgulho para nossa comunidade e para todos os que se identificam com as classes populares.
  Bruno tem um forte sentimento de pertencimento ao seu lugar. Nunca esquece de ressaltar a importância de seus pais, seus profesores e sua comunidade para a concretização de seus projetos e sonhos.
  Ressalta ainda Bruno que as pessoas que o ajudaram na sua trajetória não tem como ser ajudadas por ele, por isso ele procura retribuir ajudando outros jovens estudantes que precisam de apoio.
  Em breve estaremos todos nós confraternizando quando ele vier mais uma vez nos visitar. Como de costume, momentos festivos regados à conversas, cerveja, música e muita alegria.

2 comentários: