Dia 14 de dezembro de 2022 tive o prazer de conhecer Wania Alexandrino. Anteriormente havia tomado conhecimento de que ela havia ganhado o Prêmio Capes de melhor tese de doutorado do Brasil em História, do ano de 2020.
De cara, fiquei muito feliz e curioso em conhecer a sua obra e ela própria. Finalmente tive a oportunidade de encontrar esta maravilhosa cametaense no lançamento da Coleção Florestas, que publicou o livro resultado de sua tese.
Já havia lido um pouco do seu livro, resultado da dissertação: uma pesquisa bem delimitada, organizada, rica em fontes precisas e uma escrita necessariamente límpida. E lendo o prefácio deste último livro lançado, vi que desde a graduação ela já demonstrava empenho e uma capacidade acima da média.
Tenho muitas leituras para fazer, mas esta é prioritária e certamente ajudará no meu preparo para a escrita de minha tese sobre conflito agrário que desenvolvo no PPHIST/UFPA.
Wania Alexandrino, uma pesquisadora ribeirinha que surge do interior da Amazônia, é uma grande inspiração para nós pesquisadores também amazônidas, também do interior. Uma inspiração, um orgulho e uma referência... acadêmica e política... por seu árduo trabalho e pelo o que sua trajetória representa.
![]() |
| Wania e eu no CasaNaMata, 14.12.2022 |
Leia: Matéria do G1 sobre Wania Alexandrino


Nenhum comentário:
Postar um comentário